6.3.08

Mestre das Prisões?


Mesmo quem nunca leu Stephen King sabe que ele é conhecido como Mestre do Terror. De fato, esse "terror" às vezes mescla suspense, aventura e mistérios. Mas nem só de Terror vive o Mestre do Terror.
Muitos conhecem "À espera de um milagre" (The Green Mile), que conta a história de um homem de mais de 2 metros de altura, deficiente mental e acusado de assassinar a sangue frio duas garotinhas. Porém, na prisão, condenado à cadeira elétrica, John Coffey mostra-se capaz de realizar milagres e salvar vidas além de parecer uma pessoa extremamente gentil. Certamente um dos livros mais tristes que li e um dos filmes mais tristes que vi. Apesar de triste, é genial. E o mais próximo do terror que encontramos no livro é a cadeira elétrica.
Outra história, menos conhecida, é o conto "Rita Wayworth and Shawshank Redemption", que deu origem ao filme "The Shawshank Redemption" (Um Sonho de Liberdade), com Morgan Freeman. Ele conta a história de Andy, que foi condenado a matar a mulher e o amante em meados de 1947 e com ajuda de seu amigo Ellis Redding, alimenta o sonho de passar o resto de sua vida fora da prisão. Considerado o 2º melhor filme de todos os tempos pelo site IMDb e costuma entrar no ranking dentre os melhores filmes de todos os tempos.
Algo interessante de se notar é que ambas as histórias se passam em prisões e contam a história de prisioneiros e nenhum dos dois apresentam nada de terror (Shawshank tem 0% do que pode ser chamado de "terror").
Certamente há outros livros que não são considerados de Terror (embora eu não conheça, ou não me lembre agora) ou que tem um grau menor de Terror, como a Torre Negra, que apesar de ter seus momentos de terror, não deve ser considerado um livro do gênero.

Trailer de "À espera de um milagre" em inglês:


Nenhum comentário: