2.8.08

As Irmãzinhas de Eluria


E seguimos com os contos de "Tudo é eventual". Provavelmente será meu conto preferido do livro (além de um dos maiores) por que é baseado na Torre Negra. Roland, em sua longa jornada atrás de Walter das Sombras, passa por um vilarejo chamado Eluria, já no deserto, mas antes de chegar na vastidão estéril encontrada no ínicio do primeiro livro da TN. Entrando em Eluria, Roland é atacado por um grupo de vagos mutantes (pessoas quase verdes com mutações na pele e com cérebro afetado por algum tipo de radiação) que o ferem gravemente. Roland acorda quase despido em suspenso por estranhas tiras em um tipo estranho de enfermaria com várias camas aonde ele consegue vê um jovem a seu lado e um velho mais adiante. O estranho de tudo isso é que ele sente estar flutuando, assim como vê os outros flutuando. Estranhas enfermeiras (As irmãzinhas de Eluria), com aparência de senhoras mas com um tipo de sombra na face e agem de forma sarcástica e vil, cuidam dos feridos ali. Apenas uma dentre elas, Jenna, é bem mais jovem e não age como as outras. Além do que já contei, não vou contar um resumo da história dessa vez. Vou destacar pontos interessantes nela:
- Apesar de Roland ter amado Susan mais que todas as coisas, no livro VI da Torre ele cita que Jenna foi a única mulher de valor pra ele depois de Susan.
- No livro I é dito que o cavalo de Roland havia morrido. No ínicio desse conto vemos como isso acontece.
- Pela primeira vez (que eu tenha visto ou que me lembre), King escreveu um conto com influências cristãs. E a figura do "Homem-Jesus" e sua religião tem um papel importante no conto. O fato de Roland ser salvo por um cachorro com uma cicatriz em forma de cruz (o qual ele chama de "cão-cruz") é uma dessas referências cristãs.
- As irmãzinhas de Eluria são enfermeiras. Os médicos são um grupo de insetos curadores que cicatrizam as pessoas (eles que as sustentam e parece que estão levitando). Esses insetos aparecem no livro VI da Torre também.
- As irmãzinhas (exceto Jenna) são vilões no conto e são na verdade vampiros, que se alimentam dos feridos. Elas se alimentam de fluídos humanos como sangue, água e sêmen (Ok, são senhoras bem nojentas).
- Como tudo na vida de Roland... ele termina sozinho. Jenna, já apaixonada por Roland, se "desfaz" no final, por que abre mão de se alimentar como um vampiro.
- Roland 'se apaixona' por um cacho do cabelo de Jenna que cai de sua touca de freira.
- No conto é mencionado que Roland ainda não é frio o bastante pra matar os vagos mutantes a sangue frio (antes de ser atacado). Ênfase no "ainda".

Nenhum comentário: