14.11.09

Fim do mundo


O fim de seu próprio mundo é um tema que fascina todo ser humano. Desde seus princípios, especulações, previsões e profecias são feitas sobre o fim de toda a vida na Terra. Esse tema também é forte inspiração para autores, como por exemplo, Stephen King. Em diversos de seus livros, SK aborda uma visão diferente para o fim do mundo. Todas já especuladas anteriormente e todas muito bem elaboradas pelo autor. [Haverão spoilers]
Para começar, em Celular (Cell), o fim do mundo se dá através de frequencias que levam o ser humano ao seu estado mais animal e selvagem. Grande parte da humanidade torna-se zumbi e sedenta por sangue. Esse modo de fim do mundo pode ser paralelizado com filmes como "Eu sou a lenda" ou jogos como "Resident Evil" e também abre a mente para perguntas como: "E se um vírus puder realmente fazer isso?" , "Até onde vai a ficção?" ou "E se a tecnologia nos levar a esse ponto?".
Um dos mais interessantes (e um dos meus favoritos) livros de King é A Dança da Morte (The Stand). Esse também pode ser considerado o que mais se aproxima de nossa realidade atual. O mundo termina após uma gripe que aniquila mais de 95% da população mundial. Qual fã de King que já leu o livro não pensou muito nisso com o surto do vírus H1N1 recentemente? Um fim desses é realmente plausível e nos perguntamos até onde o organismo humano é capaz de enfrentar vírus novos. O cenário descrito por King nesse livro é de uma perfeição impecável e é difícil imaginar algo muito diferente disso em um mundo dominado por uma gripe mortal.
O grande "amor" da vida de King (e dos fãs), A Torre Negra (The Dark Tower), brinca seriamente com o fim do mundo, sendo o objetivo de Roland salvar todos os universos (não só o mundo) da destruição total. A Torre nos abre um leque diferente de perguntas: "Seria possível a existência de universos paralelos?", "E se todo o universo terminasse da mesma forma que começou?". O Mundo Médio de Roland é um exemplo de um mundo destruído, pós-apocalíptico e aonde a tecnologia teve grande parte na destruição.
Não li todos os livros de King e talvez exista algum outro que aborde o tema sobre o fim do mundo, que como pode-se perceber também fascina King, um autor que é capaz de dar vida para nossos maiores medos.

Nenhum comentário: