4.1.10

O Concorrente - Resenha


O Concorrente é um livro que King escreveu sob o pseudônimo de Richard Bachman em 1982 com o nome original The Running Man. O livro foi publicado no Brasil em 2006.
O Concorrente conta a história de Ben Richards no ano de 2025, um ano aonde o ar puro é privilégio de pessoas muito ricas, o senso de humanidade é praticamente desconhecido e o grande esporte mundial se chama Matabol. A GratuiTV é item obrigatório no lar de todos e a Rede (de televisões) é uma instituição que domina o mundo. A principal atração mundial são os reality shows, porém violentos. Em um deles, por exemplo, participantes com problemas cardíacos devem correr em uma esteira enquanto respondem perguntas. Quanto mais tempo resistirem mais dinheiro eles ganham. Para obter dinheiro para cuidar de sua filha que está muito doente, Ben Richards decide se inscrever para os reality shows e é escolhido para "O Foragido", o melhor e mais famoso dos reality shows. Nele, a pessoa está livre pelo mundo mas considerada foragida: ela será caçada por homens conhecidos como "Os Caçadores" e pela própria polícia que tem todo o direito de capturá-la e executá-la. Cada cidadão que levar a uma denúncia correta ganha 100 dólares e cada cidadão que levar a uma denúncia que resulte na execução do candidato ganha 1000 dólares. É nesse mundo que Richards desembarca, fugindo alucinadamente e contando com a ajuda de pouquíssimas pessoas.
O livro é uma leitura rápida e emocionante e também é interessante a visão do futuro que King teve em 1982, acertando em muitos pontos. Uma curiosidade já mencionada no Twitter do blog (@StephenKingBlog) é que King o escreveu em apenas 72 horas, embora algumas fontes afirmem que foram 10 dias, então não posso dar certeza nenhuma. Ainda assim é extremamente pouco tempo para se escrever um livro tão bom. No final do livro há um texto chamado "Escrevendo como Richard Bachman", em que King conta suas motivações e as consequências de se usar um pseudônimo para escrever.


O Concorrente virou um filme (imagem) em 1987, estrelado por
Arnold Schwarzenegger e já passou muitas vezes na Sessão da Tarde da Rede Globo. Ainda não vi o filme para dar minha opinião mas garanto que o livro vale a leitura. O livro também virou um jogo de video-game para os computadores Amiga e ZX Spectrum (imagem).

[Spoiler a seguir]


Para quem já leu o livro é quase impossível não notar a semelhança do seu final com o atentado terrorista às Torres Gêmeas em Nova York em 2001.


Nenhum comentário: