30.1.10

Os Justiceiros - Resenha


[Risco de spoilers]

Os Justiceiros
é um livro de King parcialmente interligado com Desespero e para quem já leu A Torre Negra, ambos podem ser considerados como passados em planos diferentes da Torre. Os Justiceiros foi publicado em 1996 sob o pseudônimo de Richard Bachman, com nome original The Regulators.
Os personagens desse livro são os mesmo de Desespero (Johnny Mariville, Collie Entragian, Cynthia, etc), mas as 2 histórias são totalmente independentes, portanto o leitor pode ler na ordem que desejar. O vilão principal do livro também é o mesmo: o demônio Tak, um demônio que pode ser comparado com A Coisa (It).
Os Justiceiros se passa na Rua dos Álamos, uma rua em Ohio (EUA). Os moradores se veem cercados por furgões estranhos disparando escopetas e reduzindo as casas (e as pessoas) a pó e sangue. A coisa começa a piorar quando a realidade parece mudar. Personagens futuristas juntos com caubóis nos furgões? Cactos aonde antes era um mato? Casas de madeira substituindo casas de pedra? O que poderia estar causando tanta mudança na Rua dos Álamos?

Em uma das casas vive Seth Garin, um garoto autista que aparenta possuir estranhos poderes e atormenta a vida de sua tia Audrey. Como os fãs de King sabem, King adora tocar nesse ponto: uma criança com algum problema mas que manifesta algum tipo de poder. Seth não é diferente, mas na verdade seu "poder" provém de Tak. Para quem leu Desespero e deseja saber mais sobre a origem desse demônio, nas minas da cidade Desespero, o livro pode ser de grande ajuda.

Tak, utilizando-se da mente frágil de Seth, vicia-se em um filme e um desenho animado: Os Justiceiros, de 1958 (filme de velho oeste) e Motokops 2200 (série futurista), respectivamente, ambos fictícios. Com esse vício, ele materializa seus sonhos de TV na Rua dos Alámos, apenas pelo prazer e diversão.
O livro é interessante e a idéia de Stephen King pode ser vista como uma crítica à influência da televisão no mundo. Porém, a história é curta e poderia ter sido mais desenvolvida. Ainda assim vale a leitura.
O carta no final do livro é muito interessante e menciona o próprio King e O Iluminado. É a carta de uma mulher em estadia em um hotel cujo nome antigo era Overlook e perto deste hotel ela vê aparições de uma mulher com um provável filho e alguns objetos são deixados para trás por esses fantasmas: um desenho e um boneco que parece não ser baseado em nenhum desenho conhecido (provavelmente mais uma conexão com outro plano da Torre, aonde não existe os MotoKops 2200).

Curiosidade: As capas americanas e as capas brasileiras de Os Justiceiros e Desespero são interligadas, como mostrado nas fotos.

Um comentário:

Michele disse...

Olá, tem um tempão que não passo por aqui. Vi que tem um monte de novidades. =) "Os Justiceiros" foi um dos últimos livros do King que eu li, não sabia dessa relação com "Desespero". Me deixou curiosa, "Desespero" vai ser o próximo. Aaa, e muito legal as capas dos dois livros formar uma só figura, criativo. Até.