19.3.10

Livros não traduzidos


Stephen King publica seus livros no Brasil através da Editora Objetiva, que tem feito um ótimo trabalho com os livros de King. Porém alguns livros dele ainda não tiveram espaço no mercado brasileiro, por muitos motivos diferentes.

Em ordem cronológica:
Nightmares in the Sky: Gargoyles and Grotesques (1988) trata-se de um livro sobre arquitetura, tratando dos gárgulas, figuras demoníacas colocadas em muitos edifícios, utilizada bastante nos EUA. Esse livro não foi publicado no brasil e dificilmente será, já que não se trata de um romance e, pior ainda, aborda um assunto pouco conhecido no Brasil, o que poderia deixar a editora no prejuízo.

Hearts in Atlantis (1999) é uma coleção com 2 romances e 3 contos de SK. Esse tem mercado aqui no Brasil e talvez seja lançado futuramente. Inclusive, uma das histórias é diretamente ligada com A Torre Negra, livro já lançado aqui e de muito sucesso.

Storm of the Century (1999) dificilmente será publicado no Brasil por um simples motivo: não é um livro, é um roteiro. Feito para o filme homônimo (Tempestade do Século), o roteiro foi lançado em forma de livro, junto com imagens do filme.

The Girl Who Loved Tom Gordon (1999) conta sobre uma menina que se perde de seus pais em uma viagem e começa a vagar por uma floresta. Típico de King e infelizmente não foi traduzido para o Brasil, mas provavelmente existem chances.

On Writing: A Memoir of the Craft (2000) é uma autobiografia de SK. Seria interessante que fosse publicado no Brasil, para que os fãs brasileiros conhecessem mais sobre a vida do mestre. Ela foi escrita um ano depois do atropelamento que quase matou King em 1999 e que originou vários acontecimentos no sétimo livro da Torre Negra.

The Colorado Kid (2005) é uma história de um crime quase sem pistas, fugindo um pouco do escopo suspense/terror de Stephen King, o que talvez tenha feito a editora não publicar o livro no Brasil. Apesar disso parece um romance muito interessante e envolvente.

Faithful: Two Diehard Boston Red Sox Fans Chronicle the Historic 2004 Season (2005) não deve ser publicado aqui. Um livro sobre baseball dificilmente será traduzido para o português. Esse é um livro de crônicas escrito por King, tratando de assuntos como Baseball e os Red Sox, time para o qual King torce.

Blaze (2007) é a mais recente obra de King sob o pseudônimo Richard Bachman. Tem grandes chances de ser publicado aqui, já que Os Justiceiros, O Concorrente e A Auto-Estrada foram publicados. Conta a história de um sequestro bem elaborado feito por um artista pertubado.

Just After Sunset (2008) é bem recente e provavelmente vai ser publicado aqui futuramente. Possui quatro contos do mestre.

Under the Dome (2009) é o mais recente livro de King. Provavelmente será publicado aqui no Brasil. Conta a história de uma cidadezinha que, de repente, é cercada por uma redoma impenetrável.

Nenhum comentário: