13.7.10

Ordens de leitura


Esse tópico destina-se a tirar dúvidas de fãs de King, quanto a ordem de leitura de seus livros, principalmente de novos fãs que não sabem por onde começar.
A maioria dos livros de King são independentes, isto é, são histórias diferentes em livros diferentes mas existem algumas exceções e peculiaridades.

Desespero e Os Justiceiros
Ambos livros tem a história interligada, com os mesmos personagens, mas podem ser lidos em qualquer ordem. Para quem conhece a "teoria" dos planos da Torre Negra talvez entenda o motivo deles serem interligados mas independetes. Mais informações.

A Torre Negra
Aqui consideremos: Os sete livros principais, as HQs publicadas pela Marvel e o conto Irmãzinhas de Elúria, presente em Tudo é Eventual. Cronologicamente falando, a ordem correta seria: as HQs, o conto e os livros. Apesar disso, não é recomendando ler na ordem correta. As HQs, apesar de se passarem antes na história, devem ser lidas depois dos livros, já que algumas edições possuem spoilers até mesmo do sétimo livro da Torre Negra. O conto Irmãzinhas de Elúria pode ser lido antes ou depois, tanto dos livros quanto das HQs.

O Talismã e A Casa Negra
Simples: Primeiro O Talismã e depois A Casa Negra.

Jerusalem's Lot e A Hora do Vampiro
O conto Jerusalem's Lot, do livro Sombras da Noite se passa antes do livro A Hora do Vampiro mas pode ser lido tanto antes quanto depois.

Se você quer saber por qual livro começar a ler Stephen King, depende do seu gosto/preferência. Se você gosta de terror puro (com sangue e morte, por exemplo), recomendo: O Iluminado, Sombras da Noite, Carrie, Christine ou A Coisa. Se você quer criaturas clássicas como Lobisomen, fantasmas, vampiros ou zumbis recomendo: Celular, A Hora do Vampiro, A Hora do Lobisomen e Saco de Ossos. Se você prefere algo mais dramático ou triste recomendo À espera de um milagre,
Jogo Perigoso. Se o seu lado são os épicos com bastante personagens: A Coisa, Dança da Morte ou Under the Dome (sem tradução no Brasil).

Espero ter ajudado e não esquecido de nenhum livro/conto.

5 comentários:

Cristina Tronco disse...

adoro os posts do blog!
posso fazer um pedido? coloca tb o nome original dos livros! eu leio tds no original, e as vezes confundo os nomes em portugues!

acho que tem que colocar na lista o shawshank redemption, acho obrigatório!

eu li nesta ordem (que eu lembro):
- o iluminado
- shawshank redemption
- everything's eventual
- torre negra I, II, III, e IV
- On Writting
- Just After SUnset

li tb o primeiro conto do 4 past midnight (the langoliers - mt bom!!!)

ihhh! tem muitos que ainda quero ler... mas falta tempo!!!

abç

Renan disse...

Eu costumo colocar o nome original também, nesse tópico que não coloquei :)
Pode deixar que farei isso em todos os outros, como de costume.

George disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
George disse...

Renan, faltou a Maldição do Cigano, nos clássicos, Love, para os dramáticos e Insônia para os épicos. Claros que Stephen King tem muitas outras obras, mas estes eu recomendaria a um novo leitor.

Cristina, você tem razão, o livro é espetacular, mas Shawshank Redemption, que em português virou o filme Um Sonho de Liberdade, é um "miniromance" do livro as 4 estações (Four Seasons), por sinal, um dos melhores. Tão bom que dos 4 miniromances, 3 viraram filmes (o próprio shawshank, O aprendiz e Conta comigo).

A minha estreia com SK foi Zona Morta (The Death Zone). Depois li A Incendiária (Firestarter) e depois O Iluminado (the Shining). Detalhe: todos do extinto Círculo do Livro, hehehe.

Abraços,

Dee disse...

Eu li A Casa Negra, amei, e só depois comprei O Talismã.

Tentei lê-lo e não consegui. O.o Achei muito chato. Mas pretendo tentar de novo futuramente. o/