11.9.10

Quais são as expectativas com o filme/seriado da Torre Negra?


Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia, filmes sobre o Rei Arthur, dentre muitos outros, geram expectativas além do normal em fãs/leitores. Não é diferente com A Torre Negra. Todo fã é extremamente exigente, alguns chegando à beira do radicalismo de não querer assistir adaptações dos livros.
Diferente de King, J.R.R Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, sempre foi contra qualquer tipo de adaptação de seus livros, alegando que a história original nunca seria adaptada a altura. A vantagem no caso da Torre é que o próprio King escolheu os produtores e analisará todo o processo de adaptação, embora isso não seja nenhuma garantia de que a maioria dos fãs sairá do cinema (ou da sala, no caso do seriado) totalmente satisfeita.

O que esperar de uma adaptação da Torre?

1 - A extensão.

A Torre Negra é uma obra muito extensa e um único filme seria incapaz de abordar metade da obra. Essa parte, pelo menos, parece que foi muito bem resolvida com três filmes e um seriado com um número desconhecido de temporadas. Ainda assim a dúvida permanece: Tudo será abordado ou optarão por deixar alguma coisa importante de fora (para quem leu Senhor dos Anéis sabe de Tom Bombadil)? Quem sabe [Spoiler de A torre Negra 5: Lobos de Calla] os produtores não decidem que os robôs semelhantes ao Dr. Destino e o pomo-de-ouro no 5º livro sejam quebra de direitos autorais e retirem essas partes? Isso seria péssimo. [Fim do Spoiler]

2- E as HQs? E o conto? E o oitavo livro?

A Universal, não só adquiriu os direitos sobre os livros de King, mas segundo as informações oficiais, também adquiriu os direitos sobre as HQs publicadas pela Marvel Comics e pelo conto Irmãzinhas de Eluria (Little Sisters of Eluria), presente em Tudo é Eventual (Everything's Eventual).
Muitos fãs não aceitam as HQs como "extensões" do livro, afirmando que deveria ter parado nos livros. Concordo com essa visão também, mas não podemos esquecer que as HQs são autorizadas por Stephen King e ele as CONSIDERA como partes da história. Em um filme / seriado, como a história seria contada? Na ordem (HQs + conto + livros) ou parcialmente fora de ordem (considerando Mago e Vidro) e criando um efeito de mistério na vida passada de Roland. Essa preferência depende da vontade de cada um.
E o oitavo livro? Até onde se sabe, King nem começou a escreve-lo, mas como o filme e o seriado ainda vão demorar para sair do forno, é possível que também adaptem esse livro.

3 - Polêmicas?

Nos livros a liberdade costuma ser maior que nos filmes. Além da questão da quantidade de sangue, que King não considerou problemática, existem outras questões importantes. [Spoiler do último livro da Torre] No 7º livro da Torre, há um evento passado no World Trade Center em 1999, além de uma menção à queda das Torres Gêmeas. Como o filme é americano, qual a possibilidade dessa parte ser cortada ou o prédio substituído? [fim do spoiler] [Spoiler de A Coisa (It)] Em A Coisa (It) há uma parte muito polêmica, que foi cortada da adaptação dos anos 90 e talvez seja cortada da nova adaptação cinematográfica de 2011, que é quando há sexo grupal entre crianças. Muitos fãs, inclusive, acham que King exagerou nessa parte. Esse é apenas um exemplo de que algumas partes dos livros de King têm altas chances de não serem adaptadas, perdendo um pouco da fidelidade ao livro. [fim do spoiler]

Enquanto mais perguntas e dúvidas surgem, aguardamos ansiosamente por mais notícias, sempre com a esperança de que não estraguem uma obra tão incrível.

Nenhum comentário: