11.12.10

Stephen King acusado de plágio

A notícia é do início desse mês. Stephen King está sendo processado por, teoricamente, ter infringido os direitos de Rod Marquardt. Segundo Marquardt, King aproveitou muitas partes de seu livro Keller's Den em Duma Key.


Ser processado por infringir direitos não é novidade para nenhum escritor famoso e King já foi processado mais que uma vez, até onde sei, saindo vitorioso em todos.
Segundo Marquardt, Duma Key copia seu livro em muitos pontos, incluindo: enredo, elementos do enredo, estrutura, sequência de eventos, personagens, locais, personalidades, funções dos personagens e relacionamentos.
Na minha opinião , algum dos pontos destacados por Marquadt beiram o ridículo. Segue abaixo alguns desses pontos, com possíveis spoilers de ambos os livros:

- Ambos personagens principais usam a psiquiatria para lidar com tragédias.
- A primeira menção de uma cor em pinturas é amarelo em ambos os livros (!!!??)
- Ambos os livros citam um asilo.
- Ambos livros citam "fotos antigas em preto-e-branco" (como se fotos antigas e coloridas fossem muito comuns...)
- Alguns nomes foram "copiados": John, Richard, Jimmy, Jack, dentre outros. Preciso comentar? Se fosse um Arnie Cunnigham em ambos os livros seria suspeito, mas... John? Jack?

A lista é imensa e uma parte dela maior do que os itens listados aqui pode ser encontrada na fonte original: Talk Stephen King






3 comentários:

Anônimo disse...

o filme Christine do Stephen King, baseado no seu próprio livro, é bem parecido com o filme CARRO, A MAQUINA DO DIABO.

Anônimo disse...

Um grande editor brasileiro me disse que várias obras de S. King são plágios. Muitas delas são textos enviados para seus editores, os quais repassam esses textos para que King reescreva e assine a obra.

Eu sou escritor e conheço bem a dificuldade de se conceber, escrever e finalizar uma história, de modo que, observando a quantidade industrial com que King publica novas obras, pra mim fica claro que não é ele que escreve. Na melhor das hipóteses, seus livros são escritos por ghostwriters. Todavia, não duvido que muitos sejam plagiados.

Unknown disse...

Então se for falar que ele faz isso por conta da quantidade de publicaçoes que ele faz,então quer dizer que alguns autores como isaac asimov,philip i.dick,nora roberts,Robert E. Howard,Agatha Christine também faziam plágio?! Porque é quase isso que você ta dizendo,que a quantidade absurda de livros se deve a varios escritores fantasmas