9.11.11

A Tempestade do Século: resenha


Storm of the Century (A Tempestade do Século) é uma minissérie, roteirizada e produzida por Stephen King, dirigida por Craig Baxley e lançado em 1999. Difirente da maioria, Storm of the Century foi escrito por King como um roteiro e não possui livro.
Storm of the Century se passa em Little Tall Island (mesmo local do livro Dolores Claiborne), uma pequena ilha no Maine (sempre lá ;-] ) com poucos habitantes. Todo ano, no inverno, a ilha sofre com tempestades fortes, mas a que está por vir parece ser a maior de todas em 100 anos. Enquanto a população se prepara para a tempestade, um homem misterioso e maligno, Andre Linoge, que lembra bastante o perfil de Randall Flagg (A Torre Negra, A Dança da Morte), chega na cidade, desejando algo.



[Alerta de spoilers daqui em diante] 

A minissérie de 256 minutos (3 episódios de 1 hora e meia cada) revolve em torno da vida dos habitantes da ilha e das ações maléficas de Linoge. Michael Anderson, xerife (e protagonista do filme), consegue prender Andre Linoge em uma cela, que não parece ser barreira para os horrores cometidos pelo homem: assassinatos, suicídios e sangue completam o cenário desolador da tempestade que assola a ilha.
O filme, com seus 3 episódios, dá vários detalhes dos personagens, suas vidas e do passado da história da cidade, o que seria facilmente cortado em uma produção para o cinema ou em menor escala na TV, mas que dão vida à ilha, assim como a descrição dos personagens de Under the Dome ou A Dança da Morte tornam as histórias mais interessantes.
Linoge está na ilha para conseguir algo. Perto do fim do filme, ele se revela um demônio muito velho, que não é imortal e está definhando. O que ele deseja? Que uma criança seja dada para ele, escolhida pelo povo, para que ele passe todo seu treinamento e ela seja como ele no futuro, caso contrário ele ainda poderá escolher uma criança, matará todas as outras e todos os habitantes da cidade. A cena da reunião com todos os habitantes (vivos) presentes é bem interessante. Intrigas, brigas e revelações do passado acontecem em meio a uma decisão que nenhum pai ou mãe gostaria de fazer: qual criança da cidade deve ser dada ao demônio? Eles devem tentar lutar contra ele e colocar em risco a vida das outras crianças e de toda a cidade?
Muitos leitores sabem que quando King quer, ele consegue ser cruel. Esse é o caso do final desse filme, já que o filho do protagonista é levado pelo demônio e o filme termina com mais suicídios, mortes, tristeza e separações. Esse filme segue para um caminho inesperado, tudo está ruim e o espectador espera que as coisas comecem a melhorar, que o povo consiga um meio de derrotar Linoge, mas não é o que acontece. Vale a pena parar para refletir após o filme: qual seria sua decisão?
Little Tall Island é uma ilha de segredos (quem leu Dolores Claiborne deve saber) e seus habitantes guardar na ilha tudo que lá acontece. O Governo do Estado do Maine nunca chega a saber de certos acontecimentos. Por isso o motivo de Andre Linoge ter escolhido um lugar pequeno, quase vazio e isolado.

A minissérie foi exibida em fevereiro de 1999 nos EUA e posteriormente lançada em DVD. No Brasil, ela foi lançada em VHS sob o nome A Tempestade do Século, mas, infelizmente, nunca foi lançada em DVD por aqui. Além disso, o roteiro foi colocado a venda algum tempo depois. Nota 9 de 10 para a minissérie.

Nenhum comentário: